quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ceará ganhará refinaria da Petrobras

29/12/2010 - Webtranspo

Unidade vai produzir 300 mil barris por dia

Unidade deve iniciar produção em 2017

Nesta quarta-feira, 29, a Petrobras lançou a pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II no estado do Ceará. De acordo com a empresa, o empreendimento integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, quando finalizado, terá capacidade para produzir 300 mil barris por dia.

Com expectativa de iniciar a produção em 2017, a nova unidade da Petrobras deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio).

Para implantação do projeto há previsão da geração de 90 mil postos de trabalho diretos, indiretos e por efeito renda. A área para a implantação da Refinaria Premium II fica no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia (CE).

A Universidade Federal do Ceará foi contratada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, que está em andamento. A Petrobras assinou com a empresa americana UOP contrato para elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento da refinaria.

A estatal estabeleceu que os projetos deverão seguir padrões e normas internacionais, também respeitando as normas legais brasileiras. Os projetos de pré-detalhamento, apesar de serem responsabilidade da UOP, serão executados por empresas de engenharia brasileiras, garantindo a utilização de mão de obra nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário