domingo, 28 de outubro de 2012

No Recife, Nova etapa da Via Mangue é inaugurada neste sábado

27/10/2012 - Ne 10

Uma nova etapa da Via Mangue, na Zona Sul do Recife, será inaugurada na manhã deste sábado (27). Às 11h, o prefeito João da Costa irá entregar as obras de requalificação do Sistema Viário do Pina, na localidade de Jardim Beira-Rio, e a nova alça do Viaduto Capitão Temudo, que o ligará ao complexo viário através da Rua Saturnino de Brito.

As inaugurações representam um novo avanço da Via Mangue, que é a maior obra viária urbana dos últimos 40 anos e já se encontra com 35% de sua estrutura concluída.

As intervenções no trânsito do local devem facilitar a mobilidade e a circulação de veículos nesta área, que faz ligação entre o Centro e a Zona Sul do Recife. Além disso, a nova alça do Viaduto Capitão Temudo servirá também como acesso à comunidade de Jardim Beira-Rio e ao Shopping RioMar, que será inaugurado no próximo dia 30.

A Via Mangue será a primeira via expressa do Recife e integra o conjunto de ações preparatórias da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O conjunto de obras que para a construção da via custará um total de R$ 552,8 milhões em recursos provenientes da Prefeitura do Recife, Governo Federal e Shopping RioMar.

TRÂNSITO - A partir das 11h deste sábado (27), serão liberadas três alças, todas com sentido único de circulação. A primeira, que faz parte do complexo da Via Mangue fica localizada na Rua Saturnino de Brito, saindo do Viaduto Capitão Temudo. A estrutura servirá de acesso para os condutores que forem utilizar a ponte estaiada com destino à Zona Sul da cidade pela via expressa. A segunda alça, que é apenas provisória, dará acesso às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça a partir da Ponte Paulo Guerra. Já a terceira alça, construída pelo RioMar Shopping, servirá de acesso ao novo centro de compras e fica compreendida entre as avenidas República Árabe Unida e República do Líbano.

A saída da área será feita pelo anel viário projetado no entorno, utilizando as seguintes vias: Avenida República do Líbano, Rua Dr. Dirceu Veloso Toscano de Brito e Rua Manoel de Brito. Desta última rua, o condutor que tiver como destino o Centro ou a Zona Oeste da cidade deverá seguir em frente utilizando o túnel e depois girar à esquerda na Av. Antônio de Góes. Já o motorista que quiser seguir para a Zona Sul deverá utilizar a Av. Encanta Moça, depois a Rua Carneiro Pessoa e Rua Unifor, com saída na Av. Engenheiro Domingos Ferreira. Outra opção é utilizar as ruas Santos Leite e São Luiz, com saída pela Av. Herculano Bandeira.

Outra modificação de trânsito que será entregue neste sábado (27) é a abertura de um trecho do canteiro central da Av. Antônio de Góes. A finalidade é garantir o acesso dos moradores do bairro de Brasília Teimosa às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça. Com isso, os veículos que estiverem na Rua José Mariano Filho, em Brasília Teimosa, poderão acessar a pista da esquerda (oeste) da Av. Antônio de Góes. Para garantir esse cruzamento, o semáforo de pedestre que fica localizado na Antônio de Góes com a Rua Miranda Falcão será relocado para a saída da Rua José Mariano Filho, representando um recuo de aproximadamente 60 metros de distância. Essa modificação irá eliminar o retorno que fica por trás do DNIT, tornando a via no mesmo sentido da Av. Antônio de Góes.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário