segunda-feira, 18 de março de 2013

Novo viaduto é o início da transformação do trânsito e da mobilidade em Anápolis

11/03/2013 - Diário da Manhã

ANTÔNIO GOMIDE

Desafio de todas as cidades do mundo, a elevação constante da frota de veículos é um problema a ser debatido e cujos impactos demanda atenção diferenciada. Independente do tamanhos da cidades e até mesmo suas condições de desenvolvimento, o crescimento do número de veículos vem travando literalmente o curso do cotidiano das pessoas. Desde município acanhados, mas com perfil de desenvolvimento até grandes megalópoles de importância planetária, todos passam por modificações experimentam soluções paliativas a fim evitar o colapso.

Se em escala mundial, ainda aguardamos por uma solução definitiva que nenhuma cidade ou país conseguiu atingir, já temos consciência de algumas medidas e alterações cujo desdobramento pode ser o alívio no trânsito gerando segurança e qualidade de vida à população. Em Anápolis, cujo perfil é de um município de franco desenvolvimento com o aumento da renda per capita, elevando a capacidade de compra do cidadão, a facilidade ao crédito e à compra de veículos tem como efeito o aumento exponencial da frota. Com uma formação da malha viária sem planejamento e aquém da capacidade atual, desde o início de nossa gestão buscamos criar alternativas e mudanças no tráfego para dar fluxo e comodidade a todos.

Desde pequenas intervenções usando criatividade e exemplo de sucesso em outros locais até mesmo a otimização da infraestrutura, temos mantido o trânsito como um desafio a ser analisado com prioridade. No final de 2011 entregamos à população o primeiro viaduto urbano, no encontro das avenidas Universitária, Contorno e Presidente Kennedy, desafogando um dos eixos de maior movimento, sobretudo no horário escolar das universidades na região norte de Anápolis.

Agora, iniciamos na última semana a construção do segundo viaduto com trincheira da cidade. Situado em outro ponto de acesso a vários setores do município, a obra irá se traduzir em qualidade de vida e principalmente segurança ao condutor no seu acesso a diversos endereços em Anápolis. Além disto, aliando necessidade funcional com arquitetura e estética urbana, o ponto será um referencial ao município pela imponência de seu projeto.

Temos consciência que por muitos anos o debate sobre tráfego urbano relegou a planos inferiores a mobilidade urbana e a relação da cidade com o cidadão. As cidades se tornaram um espaço para carros. Hoje trabalhamos na linha de pensamento de que é preciso desenvolver, permitir o crescimento, mas também devolver a cidade ao citadino, ao pedestre, impactando em espaços racionalizados, com segurança e acesso facilitado.

Este viaduto, portanto, nos é o start de um projeto bem maior e mais ambicioso na busca pela transformação do sistema de tráfego de Anápolis. Através dele, abrimos um calendário de projeto a sere implantado em parceria com o Governo Federal, que preveem um investimento superior a R$ 73 milhões para o Empreendimento de Mobilidade Urbana. Esta nova obra de infraestrutura, com custo superior a R$ 14,5 milhões originários do tesouro municipal é a contrapartida de Anápolis para abrir espaço para a chegada desta verba, cujo destino é desafogar, racionalizar e gerar qualidade aos anapolinos e seus visitantes.

Temos planejados a construção de seis grandes corredores para ônibus e o da Avenida Brasil é apenas o primeiro deles, iniciado com esta obra, que é fundamental para a mudança do sistema de tráfego e escoamento de veículos. Na próxima quarta-feira, promoveremos uma audiência pública reunindo instituições privadas, os três poderes, empresas e a população de setores a serem beneficiados com alterações de toda sorte no intuito de explicar e tirar dúvidas sobre o projeto que será apresentado. O objetivo é realizar alterações positivas e profundas no sistema de trânsito da cidade e, para isto, a integração com os anseios populares e o atendimento de suas expectativas é fundamental. Tudo para que, em breve, possamos vislumbrar um futuro menos teligente no deslocamento de quaisquer distâncias e, principalmente, com mais segurança e qualidade de vida ao cidadão, enquanto condutor ou pedestre na cidade de Anápolis.

(Antônio Gomide prefeito de Anápolis)

Tweetar
+Veja Também
12/03/2013
22h42Viaduto da Marginal Botafogo: obras iniciadas
02/11/2012
19h14Governo ressalta esforços para conclusão do aeroporto
23/10/2012
19h21VLT será discutido em audiência pública esta semana
14/10/2012
09h08AMT interdita trecho da Avenida Perimentral Norte
10/10/2012
23h03Centro de Convenções será o maior da região
14/09/2012
16h51AMT retira placas de proibido parar e estacionar da Rua 68 no Centro
30/08/2012
23h08Imagem ruim afasta usuários do transporte coletivo
22/08/2012
09h34Candidatos a prefeito discutem mobilidade urbana em Goiânia
20/07/2012
08h25Governo lança programa para investir em mobilidade em 75 cidades
23/06/2012
17h52AMT faz mudanças no trânsito da Rua 68
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário