sexta-feira, 24 de outubro de 2014

1º viaduto do Cocó liberado a partir de hoje

24/10/2014 O Estado do Ceará

Leia: Primeiro viaduto do Cocó será entregue ainda nesta semana - O Povo - Fortaleza

A partir de hoje, o viaduto localizado na Avenida Engenheiro Santana Júnior (nível 1) está liberado. O equipamento liga o tráfego para os motoristas que vêm do bairro Papicu em direção à Avenida Washington Soares. A pista lateral, no sentido inverso ao do viaduto nível 1 também está pronta e liberada para o trânsito. Para garantir a segurança dos pedestres, a pista lateral conta com gradil de isolamento do Parque do Cocó.

"Com o viaduto nível 1 liberado, vamos poder restituir a normalidade no fluxo da região do Papicu para a Avenida Washington Soares. Já começamos a desfazer os desvios que tínhamos feito para a conclusão da obra. Esse será um dos principais impactos dessa liberação. Como os veículos tinham que desviar por vias estreitas, o trânsito ficava muito intenso. Agora, o trânsito fluirá mais rápido", explica Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Segundo ele, até o final do mês, os níveis 0 e 2 serão liberados.

A construção dos dois viadutos no entroncamento das Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Jr, no Cocó, destaca o secretário, faz parte da implantação do corredor Antônio Bezerra/Papicu. O corredor tem 17,4km de extensão e vai beneficiar os usuários de transporte público em Fortaleza.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), um levantamento realizado em setembro desse ano aponta que, diariamente, 41.200 veículos passam pela Avenida Engenheiro Santana Júnior. A AMC informa, ainda, que agentes de trânsito estarão na região para orientar o trânsito nos primeiros dias de liberação do viaduto.

INVESTIMENTO

De acordo com Samuel Dias, a construção dos viadutos tem o investimento de R$ 18 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio do Governo do Estado. A previsão de conclusão completa da obra era de 14 meses, porém, conforme o secretário, a construção vai ser entregue em 12 meses. "Lembrando que a obra ficou parada por quatro meses. Foram três meses de ocupação pelos manifestantes e um por causa da greve da construção civil. Mesmo com essa paralisação, adiantamos a obra", aponta o titular da Seinf.

Hoje, segundo a Prefeitura de Fortaleza, foram executados 95% de todo o projeto. Os operários trabalham agora nas seguintes obras: encabeçamento (ligação do equipamento com a pista) do segundo viaduto (nível 2), que faz a ligação da Avenida Antônio Sales ao bairro Papicu; intervenções de urbanização, pavimentação e paisagismo das vias no entorno; obras complementares, como o asfaltamento do viaduto nível 2; finalização de canteiros e calçadas, expansão da largura das vias e uma elevação no nível da pista, além da sinalização e iluminação do ambiente.

Com a conclusão das obras dos viadutos, o secretário adianta que a Seinf vai dar sequência à implantação das faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Domingos Olímpio e Antônio Sales. "Vamos dar, ainda, sequência à construção do túnel da Engenheiro Santana Júnior com a Avenida Padre Antônio Tomás, que também faz parte da implantação do corredor Antônio Bezerra/Papicu. Além disso, em novembro vamos entregar as estações do Bus Rapid Transit (BRT) e as ciclofaixas na Avenida Antônio Sales que seguirão até a Monsenhor Catão", afirma Dias.

Fluxo de ônibus

Com a liberação da Av. Eng. Santana Júnior, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) retornará o itinerário original de 12 linhas de ônibus que estavam realizando desvios. A partir de amanhã, todos os coletivos que fazem o trajeto em direção ao terminal do Papicu passarão a seguir pela via que será liberada, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros.

004-Messejana/Papicu/Cambeba TJ

021-Luciano Cavalcante/Papicu

023-Edson Queiroz/Papicu(Corujão)

034-Av. Paranjana I (Corujão)

041-Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu

051-Grande Circular I

055-Grande Circular I(Corujão)

068-Messejana/Papicu/Cambeba

712-Conjunto Palmeiras/Papicu

815-Cidade dos Funcionários/Papicu/Tancredo Neves

825-Cidade dos Funcionários/Papicu/Jardim das Oliveiras

835-Defensoria/Papicu/Via Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário