Histórico
Em setembro de 1972, o plano diretor da cidade de Campinas previa o investimento de Cr$ 40 milhões para a construção de 110 Km vias expressas até 1990.
Em 10 de outubro de 1972, o governo do estado de São Paulo lança o programa de vias expressas da capital. No mesmo mês contata a empresa Sondotécnica para estudar a viabilidade de construção de uma via expressa entre a Via Anchieta e a Fernão Dias.
Em 31 de outubro de 1972, o governo federal, através do Ministério dos Transportes, lançou o Programa Especial de Vias Expressas (Progres) para financiamento de construção de vias expressas na grandes cidades.
Em 1972, a Prefeitura de Santos iniciou os estudos para o aproveitamento da Avenida Epitácio Pessoa como via expressa de ligação entre o bairro do José Menino e a Ponta da Praia.
A primeira obra contemplada pelo Programa de Vias Expressas foi o trecho de 25 Km da BR-116 entre Porto Alegre e São Leopoldo, transformado e Via Expressa. O edital de concorrência para as obras foi assinado em 31 de outubro 1972.
Londrina: inauguração da Avenida Dez de Dezembro, a Via Expressa, em 11 de Setembro de 1977. Divulgação Prefeitura de Londrina.
Em 1978, a cidade de Curitiba foi beneficiada com recursos do Programa Especial de Vias Expressas (Progres) para a implantação da Avenida das Torres, com 11 Km de extensão, ligando o Centro ao Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhas.
REFERÊNCIAS:
Como crescem as cidades. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 setembro 1972. p.22.
Médici anuncia impactos na área dos transportes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 outubro 1972.
Primeira via expressa do país vai ligar Porto Alegre-Canoas-São Leopoldo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 novembro 1972. p.4.
Balanço dos novos tempos. Correio de Notícias. 15 março 1979. p.15.