terça-feira, 24 de agosto de 2010

Caminhões de grande porte terão circulação restrita na região central de Porto Alegre


16/8/2010
Correio do Povo

Até o final do ano será implantada, em Porto Alegre, a medida que proíbe a circulação de caminhões de grande porte na área central da cidade em horários determinados. A restrição pode se estender, também, para determinadas ruas dos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa. A decisão da prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), tem a finalidade de facilitar a circulação e manter bons níveis de fluidez no tráfego, com menos poluição e conflitos.

De acordo com estudos técnicos da EPTC, a proibição atinge a circulação de veículos acima de 4,5 toneladas e/ou comprimento acima de 7 metros, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; e aos sábados, das 7h às 14h, no interior do Centro Histórico (área em vermelho no mapa abaixo), exceto nas vias que compõem o anel viário da Primeira Perimetral (linha em azul no mapa). Entre as exceções estão os veículos prestadores de serviços de utilidade pública; veículos de guincho e destinados a socorros mecânicos, além dos transportadores de valores.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, explica as razões do projeto: “Esta é a tendência das grandes capitais, substituir os caminhões maiores pelos de menor porte, em razão dos impactos ambientais, como poluição, barulho, trepidações, deterioração do pavimento e obstrução visual, além da perturbação do tráfego, em razão de manobras lentas, raios de giro restritos e remoção difícil em casos de acidentes. A implantação do projeto acontece após uma série de reuniões com as entidades representativas dos transportadores de cargas e comércio em geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário