terça-feira, 3 de agosto de 2010

Motoristas aprovam novos viadutos da Via Expressa em Salvador

Publicado em 2/8/2010 07:33:24 - Jornal Feira Hoje


Ministro entrega viadutos na Rótula do Abacaxi. Inaugurado na manhã desábado (31), em Salvador, a primeira etapa da Via Expressa Baía de Todos os Santos, uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Viadutos da Via Expressa
No primeiro dia de funcionamento dos dois primeiros viadutos da Via Expressa Baía de Todos os Cantos, o comerciante Jairo Arize, 55 anos, morador do Stiep, disse neste domingo (1º), que, de manhã cedo, ainda não havia acreditado no fim dos engarrafamentos na Rótula do Abacaxi. Tirou a picape da garagem, vestiu os filhos com o uniforme do Vitória, aproveitou o dia nublado e foi testar o novo equipamento urbano com os meninos.
“Realmente ficou magnífico, trabalho aqui na região há 40 anos e era o que Salvador mais precisava nesta área”, afirma o empresário, depois de algumas passagens pelos viadutos. Um deles faz a ligação Iguatemi-Retiro e o outro permitirá o tráfego no sentido contrário, em pistas de 8,8 metros de largura. Toda a obra, que ligará à BR-324, custou R$ 380 milhões, com contrapartida de R$ 40 milhões do governo baiano.
“Realmente o fluxo está mais rápido porque tiraram as sinaleiras do trecho e destravaram o trânsito”, diz o motorista de ônibus Neemias Silveira Santos, 34 anos. A obra vai ampliar o numero de faixas para o tráfego de veículos, além de proporcionar mais segurança para os motoristas. Além disso, cria um novo acesso para a Cidade Baixa.
De acordo com a Conder, a construção da Via Expressa criará uma nova alternativa para o transporte de cargas pesadas que, atualmente, utiliza as avenidas San Martim, Bonocô ou Suburbana, impulsionando o desenvolvimento da economia baiana com o comércio exterior. 

Ministro entrega viadutos na Rótula do Abacaxi 
Foi inaugurado na manhã deste sábado (31), em Salvador, a primeira etapa da Via Expressa Baía de Todos os Santos, uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram entregues à população um viaduto que fará a ligação Iguatemi-Retiro e outro que permitirá o tráfego no sentido contrário Retiro-Iguatemi. Ao todo serão seis elevados, cada um com duas faixas, que, além de propiciar um novo acesso, darão mobilidade ao transporte de cargas que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô e Suburbana.
“Estamos inaugurando hoje uma obra moderna e segura que resolve um problema de congestionamento em Salvador que já tem 30 anos. Em setembro, toda a Via Expressa estará pronta”, afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que compareceu à cerimônia. Estiveram presentes, também, os secretários Eva Chiavon, da Casa Civil, e Cícero Monteiro, de Desenvolvimento Urbano, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). 
SEIS VIADUTOS 
O elevado que liga o Retiro ao Iguatemi tem 345 metros de extensão e o outro que faz o sentido contrário mede 336 metros, com 8,8 metros de largura cada. Os outros quarto viadutos, em fase de finalização, ligam a BR 324 à Avenida Heitor Dias; a Avenida Heitor Dias ao Cabula e à BR 324; Cabula-Rótula do Abacaxi e o último, ligando o Cabula à BR 324.
Os estudos de tráfego indicam que 62 mil veículos utilizarão diariamente as dez faixas do complexo da Rótula do Abacaxi, sendo seis urbanas e quatro exclusivas de carga, com média diária de 3,4 mil caminhões entrando ou saindo da região portuária.
De acordo com informações da Conder, para otimizar o processo e evitar congestionamentos durante a obra foi necessário dividir o trajeto entre a BR 324 e o Porto de Salvador (4,2 Km) em sete frentes de trabalho, cada uma com especificações e cronogramas próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário