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Veículos aguardam trem passar no cruzamento em frente ao terminal de transatlânticos do porto de Santos |
* Capítulo 1: Perimetral garantirá logística eficaz ao maior porto do Brasil
O diretor da Codesp explica que o reordenamento de terminais no Porto e a crescente participação do modal ferroviário na região criaram, ao longo da idealização da perimetral da margem direita, a necessidade de nova configuração da obra. A última grande alteração aconteceu em 2007, ano em que foram iniciadas as obras. “A margem direita era restritiva à ferrovia no passado. Hoje estamos criando a possibilidade de um grande crescimento ferroviário nos próximos anos”.
A Codesp, destaca, está trabalhando para mudar a matriz de transportes dentro do porto santista. O equilíbrio na utilização entre os modais é uma orientação federal, seguindo diretrizes da Secretaria de Portos (SEP). Atualmente, o transporte de cargas do Porto de Santos e dos demais portos brasileiros está concentrado no modal rodoviário. O diretor da Codesp classifica essa mudança como “altamente desejável” e aponta a importância de estimular o crescimento do transporte por dutovias e hidrovias, segmentos que têm grande potencial de utilização em Santos.
A busca pelo equilíbrio na utilização dos diferentes modais de transporte também é uma diretriz que será seguida na construção da avenida perimetral da margem esquerda, na cidade de Guarujá, que deve ter início ainda este ano. Além do aperfeiçoamento logístico na entrada e saída das mercadorias, Paulino revela uma grande preocupação socioambiental da direção da estatal, que busca reduzir os níveis de dióxido de carbono gerado pela “fumaça preta” dos caminhões.