terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novo túnel altera tráfego no Sul



EPTC cria alternativa para parte da frota

O novo Túnel da Conceição, cujas obras começaram a ser implantadas na última semana, em Porto Alegre (RS), modificou o trânsito na cidade. Isso porque passam pelo local mais de 5,6 mil carros por semana. Para isso, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) criou algumas alternativas.
 

"As alternativas que estamos operando visam reduzir ao máximo o desconforto dos usuários", afirmou o prefeito José Fortunati. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, ressaltou que a empresa fará o monitoramento constante das mudanças, salientando que um safety-car estará passando permanentemente pelas vias, indicando as rotas de deslocamento à população.

As linhas de ônibus e lotação que utilizam o túnel não sofrem mudanças em seus itinerários, já que pelo menos duas pistas em cada sentido ficarão livres para circulação. Inicialmente será permitida a circulação também de outros veículos pelas pistas liberadas, mas se houver necessidade serão tomadas medidas restritivas ao tráfego de veículos particulares no trecho.

As linhas C2, C3, T5, TR61/Cristóvão Colombo, 671/Carlos Gomes-Salso e a Lotação Santana, que trafegam nas ruas Santo Antonio e Garibaldi, terão seus itinerários atuais invertidos, seguindo a mudança de mão das vias por onde circulam.
Para orientar motoristas e pedestres e garantir a segurança de quem circula na região, a EPTC instalou quatro novos semáforos para organizar o tráfego de veículos e pedestres nas vias próximas ao Novo Túnel.

São 512 placas de regulamentação, 74 placas de informação e 350 peças de gradil para orientação e direcionamento do trânsito, além de três painéis eletrônicos móveis que transmitirão aos motoristas informações sobre as vias de melhor fluidez. Foram revitalizadas 60 faixas de pedestres.

Foram implantadas também quatro novas câmeras para monitorar em tempo real o fluxo de veículos: na Independência com a Garibaldi, na Conceição junto à Rodoviária, na Sarmento Leite com a Irmão José Otão e na Engenheiro Luiz Englert com Sarmento Leite. Mais duas câmeras, doadas pelo Shopping Total, devem ser instaladas em outubro, ambas

Nenhum comentário:

Postar um comentário