quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Projeto em Votorantim (SP) vai converter bituca de cigarro em adubo

26/10/2010 - G1

Processo vai retirar metais pesados e componentes agressivos dos restos.
Material será misturado a um composto orgânico e a resíduos vegetais.

Da Agência Estado
imprimir

Restos de cigarro serão convertidos em adubo no interior de SP
Brasil produz 140 milhões de cigarros por ano. Cada bituca leva, em média, dois anos para se decompor na natureza (Foto: Jan Håkan Dahlström / Bildhuset Scanpix)

Um projeto pioneiro lançado hoje em Votorantim (SP) prevê a coleta e transformação dos restos de cigarros em adubo orgânico. O trabalho envolve a prefeitura e empresas de reciclagem. A Poiato Recicla, uma das parceiras, desenvolveu coletores de pontas de cigarro que serão colocados em locais estratégicos da cidade de 120 mil habitantes, como a entrada de bancos, restaurantes e prédios públicos.

Composto servirá de adubo
para plantas em projetos
de recuperação ambiental

O material será recolhido regularmente e encaminhado para outra parceira, a Conspizza, de Uberlândia (MG), que o submeterá a um processo de compostagem. Após a retirada dos metais pesados e outros componentes agressivos, os restos de cigarro serão misturados a um composto orgânico e resíduos vegetais.

Desde que a lei antifumo, em 2009, proibiu o cigarro em recintos fechados, as prefeituras paulistas constataram um aumento no volume de pontas lançadas nas ruas. O material servirá de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental. "A lei limpou o ar, agora vamos limpar o chão e o resto do ambiente", disse o prefeito Carlos Pivetta (PT).
Vinte bitucas num manancial geram poluição equivalente a
de um litro de esgoto

A prefeitura fará campanha para incentivar o uso do coletor. O sócio da Poiato, Marcos Poiato, disse que o projeto foi trazido de Londres por um médico.

A empresa pretende estender a iniciativa a outras cidades. "Fizemos contatos com 37 prefeituras e muitas se interessaram", disse. De acordo com o empresário, embora pareça inofensiva, a ponta de cigarro traz sérios problemas ambientais. "Está comprovado que 20 bitucas num manancial geram poluição equivalente a de um litro de esgoto."

Restos de cigarro representam quase um terço do lixo lançado
nas ruas e calçadas

Votorantim vai bancar parte do custo com a coleta e a destinação do material, mas espera fazer parcerias para dividir a despesa.

De acordo com o prefeito, pesquisas apontam que os restos de cigarro representam quase um terço do lixo lançado nas ruas e calçadas. O Brasil produz, anualmente, 140 bilhões de cigarros e cada bituca leva, em média, dois anos para se decompor na natureza.

Um comentário:

  1. Uma Realidade sobre o AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Autoridades Brasileiras,

    A matéria levou a Equipe BR do AGUAPÉ a uma REFLEXÃO e com isso temos a expor o que segue.

    Os nossos Cidadãos Brasileiros & Autoridades Brasileiras são típicos “Maria Vai com as Outras” – o PIOR: a grande maioria não consegue enxergar ou perceber as Coisas Boas / Ruins que ocorrem “abaixo do seu NARIZ”.

    O que os Ingleses desenvolveram é IMPORTANTE, mas o mais IMPORTANTE e dar a DEVIDA ATENÇÃO ao que os nossos Cidadãos Brasileiros procuram Criar / Gerar / Desenvolver (IDÉIAS) – a Equipe BR do AGUAPÉ tem disponibilizado na Internet a IMPORTÂNCIA do FANTÁSTICO RECURSO NATURAL, o AGUAPÉ.

    As POLUIÇÕES tem origem NATURAL & ATIVIDADES HUMANAS e a maior parte dessas POLUIÇÕES são levadas pelas ÁGUAS rumo aos Riachos, Rios, Lagos e Mares, até mesmo aos Lençóis Freáticos.

    O AGUAPÉ é o RECURSO NATURAL ÚNICO que atua / desenvolve, exigindo um Mínimo de Recurso Financeiro na Implementações de Pequenas Barragens / Açudes, na DESPOLUIÇÃO das ÁGUAS & Produção de BIOMASSA – Matéria Prima do FUTURO que substituirá o PETRÓLEO.

    Aproveitamos a oportunidade para deixar a PERGUNTA, certo que poucos irão nos apresentar uma RESPOSTA ADEQUADA.

    Porque os PESQUISADORES, VEREADORES e demais AUTORIDADES deste BRASIL não procuram a Equipe BR do AGUAPÉ para estabelecer PROJETOS & PESQUISAS, visando a Produção & Industrialização do AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    OBSERVAÇÃO: O AGUAPÉ deve ser observado com muito carinho por todos que preocupam com o Meio Ambiente & Biodiversidade e em ESPECIAL por AQUELES que acreditam na Química VERDE.

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla Utilização / Pesquisas do AGUAPÉ à TODOS que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ. Caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tendem à “CRESCER”


    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir