terça-feira, 12 de julho de 2011

Área de antiga linha férrea será revitalizada e ganhará avenida

12/07/2011 - EPTV - Campinas

Governo federal passou para o município o direito de cessão de toda a extensão do antigo ramal ferroviário de Rio Claro

O governo passou para a prefeitura a cessão da área da antiga linha férrea de Rio Claro, na região Central do Estado de São Paulo. A intenção é fazer uma grande avenida e investir na revitalização.

Segundo os moradores, a América Latina Logística (ALL), responsável pela área, além de não fazer a manutenção do espaço, também não retirou a linha férrea, que já foi desativada há muitos anos.

Neste mês, uma decisão do governo federal passou para o município o direito de cessão de toda a extensão do antigo ramal ferroviário.

A prefeitura já elaborou projetos que prometem, inclusive, resolver o problema de inundação na Avenida Rio Claro. “Nós vamos captar essa agia, construir uma galeria embaixo da antiga linha férrea. Essa água vai ser desviada para o Córrego Olinda”, explicou o diretor de projetos e recursos Marcos Pisconti Machado.

A segunda parte do projeto envolve uma área que fica na antiga estação ferroviária. Hoje o morador que está no Centro, mas quer ir ao bairro Cervezão, precisa caminhar pelo menos um quilômetro, devido aos muros. Com a revitalização, a proposta é retirar as barreiras e tornar o espaço mais acessível. “Saindo a linha férrea, a cidade vai ficar integrada. Com essa avenida vai ter um deslocamento melhor de veículos”, disse Machado.

A prefeitura não fez um orçamento das obras, mas os recursos devem vir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério das Cidades. Ainda não há previsão de quando tudo estará pronto. A prefeitura pretende terminar o projeto em até seis meses, para depois buscar recursos com o governo federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário