quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Salvador: Faixa Solidária entra em vigor na orla

21/08/2013 - A Tarde - Salvador

A partir desta quarta-feira, 21, quem trafega pela orla marítima de Salvador, no trecho entre o Sesc –  Piatã e o antigo clube do Bahia, na Boca do Rio, terá uma faixa a mais para transitar no sentido Itapuã-Pituba.

A ação, chamada Faixa Solidária, funciona na contramão como uma via adicional, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Apenas veículos particulares com duas pessoas ou mais poderão ter acesso à faixa adicional.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), o objetivo é estimular as caronas e diminuir o congestionamento na região.

Segundo o diretor de trânsito do órgão municipal, Marcelo Corrêa, a ação foi idealizada após um estudo realizado no local.

Corrêa informou que a pesquisa constatou que, entre 7h e 8h, horário de maior fluxo, cerca de 5,6 mil carros passam pelo trecho Piatã-Boca do Rio (sentido Centro). Já no sentido contrário, em direção ao aeroporto, o fluxo é de cerca de dois mil automóveis.

"O estudo apontou que 76% dos veículos que passam pelo local neste horário, no sentido Centro, têm apenas uma pessoa", completou.

"Queremos incentivar a carona solidária, priorizando veículos com dois ou mais passageiros. Dois vizinhos que têm carro podem, por exemplo, combinar de irem juntos em apenas um veículo", explicou o diretor.

Fiscalização

Para viabilizar a criação da Faixa Solidária, foram abertos dois desvios no canteiro central da orla para facilitar o acesso de veículos à nova faixa, na contramão.

O desvio de entrada foi feito em frente ao Sesc, e o de saída, em frente ao Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), após o antigo clube do Bahia (Boca do Rio).

Os ônibus coletivos não terão acesso à faixa, pois, segundo explicou Corrêa, o novo trecho não terá pontos de parada.

A fiscalização será realizada por um efetivo de 14 agentes, em cinco viaturas e duas motocicletas. Para sinalizar a nova faixa e evitar acidentes, os fiscais do órgão vão utilizar 600 cones de borracha.

Na manhã de terça-feira, 20, agentes da Transalvador implantaram placas de sinalização em trechos da orla para orientar os motoristas sobre a Faixa Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário