quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Praia Grande completa 50 anos; conheça a história da cidade

19/01/2017 - G1

Município celebra aniversário de emancipação nesta quinta-feira (19).
Prefeito Alberto Mourão (PSDB) atribui crescimento a planejamento.

Vista aérea da praia do Boqueirão na época da emancipação  (Foto: Arquivo )
Vista aérea da praia do Boqueirão na época da emancipação  (Foto: Arquivo )

O município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, completa, nesta quinta-feira (19), 50 anos de emancipação político-administrativa. Antes disso, as terras pertenciam à vizinha São Vicente. Ao longo dos anos, no entanto, a cidade viveu um grande período de transformação e foi, de balneário que muitos visitavam só por um dia, ao município de grandes construções e a um dos destinos mais procurados do país.

A história e os investimentos fizeram com que o cenário mudasse de maneira rápida trazendo o desenvolvimento. Na década de 1990 eram 125 mil habitantes. Hoje, o número saltou para 340 mil. As escolas municipais tinham menos de 4 mil alunos e, agora, são 51 mil. Os idosos adotaram Praia Grande como lar. Cerca de 11% dos moradores têm mais que 60 anos.

Área rural deu lugar aos prédios e ajudaram no crescimento de Praia Grande (Foto: Marcelo Guedes/Prefeitura de Praia Grande)
Área rural deu lugar aos prédios e ajudaram no crescimento de Praia Grande (Foto: Marcelo Guedes/Prefeitura de Praia Grande)

O crescimento e a construção civil estão a todo vapor. Mesmo com 62% da área reservada à proteção ambiental, os investimentos e obras de infraestrutura não param. Em 2004 o município inaugurou uma Via Expressa com 21 viadutos, uma maneira de atravessar a cidade inteira sem parar em nenhum semáforo e também importante estrada de interligação com as principais rodovias da região.

Para se ter uma ideia de como mudanças ocorreram ao longo dos anos, a Associação Comercial de Praia Grande antes era Associação Agrícola Comercial. Isso porque no lugar dos prédios que atualmente identificam a área urbana, existia uma área rural, onde era produzido arroz, abacaxi e banana.

Carros estacionados em ruas, ainda de areia, do Boqueirão, em meados de 1980 (Foto: Arquivo)
Carros estacionados em ruas, ainda de areia, do Boqueirão, em meados de 1980 (Foto: Arquivo)

O que continua igual, no entanto, é a bela vista do mar. Mas, para manter a qualidade de vida da população, o prefeito Alberto Mourão (PSDB), que ocupa a cadeira de Chefe do Executivo pela quinta vez, destaca que é preciso olhar para o futuro e planejar para colher os frutos do desenvolvimento.

"Nós devemos chegar em 2024 com uma população em torno de 430 mil habitantes. E o grande desafio que a gente tem é como chegar lá nos próximos oito ou 10 anos sendo uma maior cidade em população com a mesma qualidade que nós conquistamos ao longo desses últimos 20 anos. Essa é a grande engenharia administrativa que fica deste governo para os próximos", salienta.

Praia Grande está entre os destinos mais procurados por turistas (Foto: Jairo-Marques/Prefeitura de Praia Grande)
Praia Grande está entre os destinos mais procurados(Foto: Jairo-Marques/Prefeitura de Praia Grande)

Praia Grande possui cerca de 82 km de ciclovia (Foto: Hebe Dorado/Arquivo Pessoal)
Praia Grande possui cerca de 82 km de ciclovia (Foto: Hebe Dorado/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário