Histórico
Gazeta do Rio de Janeiro, 25/11/1809
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Gazeta do Rio de Janeiro, 15/04/1816
Pelo Alvará de 10 de maio de 1819, foi criada a Villa Real da Praia Grande, com 4 freguesias desmembradas da cidade do Rio de Janeiro:
São João Baptista de Carihy
São Lourenço (antiga Aldeia de Araribóia)
São Sebastião de Itaipu
São Gonçalo
Por volta de 1840, foram iniciadas as obras de urbanização do bairro de Icarahy.
Em 1862, o município de Niterói contava com 6 freguesias:
São João Baptista de Icarahy
São Lourenço
São Gonçalo
Nossa Senhora da Conceição de Cordeiros
São Sebastião de Itaipu
Jurujuba
São Domingos por volta de 1912, antes dos aterros criminosos
Niterói por volta de 1921 antes dos aterros
Centro em 1923
Centro em 1930
São Lourenço em 1930, após os aterros da obra do Porto de Niterói
Icaraí em 30/05/1934
Praça da República antes da abertura da Avenida Amaral Peixoto
Em março de 1955, prosseguiam as obras de dragagem do canal do Canto do Rio e construção das duas pistas marginais até o Instituto Vital Brasil.
Canto do Rio em 1957
Foto J.L.Christophe
Em 31 de julho de 1961, é inaugurada a Mesbla de Niterói, junto às Barcas.
Em agosto de 1961 foi inaugurado o Túnel Roberto Silveira, ligando Icaraí ao bairro de São Francisco.
Em 1962, foi concluída a pavimentação da estrada entre os bairros de Santa Rosa e Itaipu. Em 15 de dezembro de 1974, o governador Raimundo Padilha inaugurou a pavimentação do acesso a Piratininga, com 2.450 metros de extensão, dotada de iluminação a vapor de mercúrio em toda sua extensão.
Implosão do trampolim da Praia de Icaraí em 18 de maio de 1965
na altura da rua Lopes Trovão
Em 1966 foi inaugurada a Avenida do Contorno, facilitando o acesso a São Gonçalo e desafogando a rua Benjamin Constant.
Avenida do Contorno em 1966
Centro em 1968
Foto Roberto Chorovsky
Em 1971, foi construída uma ponte sobre o canal da Avenida Almirante Ary Parreiras, na altura da rua Jornalista Irineu Marinho, permitindo a ligação direta entre o bairro de Vital Brazil e a Praia de Icaraí.
Em 1972, é criada a Companhia Fluminense de Desenvolvimento Urbano (DESURU) extinta em 1975, responsável pelo Projeto da Praia Grande de Niterói, composto pelas obras de construção do aterro e urbanização da orla de Niterói, incluindo o Hotel Gragoatá e a Autoestrada Litorânea Itaipu – Armação de Búzios.
Em abril de 1972, são entregues as primeiras unidades do Conjunto Residencial Amaury Louzada, no Catumbi, na rua Itapiru 155, junto ao Túnel Santa Bárbara. O conjunto pertencia à Cooperativa Habitacional dos Operários Liberais. No mesmo mês, na Pavuna, na rua Herculano Pinheiro, é entregue um conjunto de 220 casas de 2 quartos, com quintal, construídas para a Cooperativa Habitacional Operária – SERP. Em Niterói, no bairro do Barreto, na rua Luiz Palmier 73, são entregues 384 apartamentos de um conjunto habitacional à Cooperativa dos Previdenciários do Estado do Rio de Janeiro. No bairro do Cordovil, na rua de mesmo nome número 1142, são entregues 240 apartamentos do conjunto habitacional da Cooperativa Habitacional dos Operários da União do Estado da Guanabara. O Sistema de Cooperativas Habitacionais de Trabalhadores foi criado em 1966, construindo 131.494 unidades habitacionais até abril de 1972.
Em 17 de junho de 1972, com recursos da própria comunidade, são iniciadas as obras de terraplenagem da estrada Itaipu – Itaipuaçu, entre os municípios de Niterói e Maricá, com cerca de 2 Km de extensão.
Em 10 de maio de 1973, é inaugurada a Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco. Em novembro de 1973, é inaugurada a Avenida Praia Grande, em Boa Viagem.
Em 1974, a multinacional francesa Novo Hotel constrói o Hotel Praia Grande, reaberto em 1982 e fechado definitivamente em 1983, por falta de hóspedes.
Em 4 de março de 1974, é inaugurada a Ponte Rio-Niterói, impactando no trânsito da cidade, que começa a conhecer os primeiros engarrafamentos.
Em 15 de março de 1975, inauguração do Supermercado Sendas da Avenida do Contorno. Em 10 de dezembro de 1975, em São Lourenço, em frente ao Detran, é inaugurado o maior hipermercado da rede Disco, com área construída de 26 mil metros quadrados.
Em maio de 1974, surge a primeira caixa automática de Niterói, no Posto de Serviços São Bento, na Avenida Estácio de Sá, atual Avenida Roberto Silveira, o Posto SOS Bradesco, com uma máquina pagadora funcionando 24 horas por dia aos clientes do Bradesco portadores de cartão magnético. A máquina liberava automaticamente Cr$ 200,00 por operação.
Em outubro de 1976, é concluída a obra de alargamento da Avenida Marquês de Paraná, que recebe canteiro central arborizado. A Avenida Jansen de Mello já tinha sido duplicada no ano anterior.
Em 21 de janeiro de 1977, após 15 anos de abandono, é reinaugurada a Estrada Velha de Itaipu, que passa a operar em mão única no sentido Piratininga, em alternativa à Estrada Celso Peçanha. A nova estrada, com 2,5 km de extensão, encurta em 1,5 Km o trajeto para a Região Oceânica.
Em 25 de novembro de 1977, inauguração da Avenida Acúrcio Torres, em Piratininga.
Em 1978, lançamento do Condomínio Camboinhas, ainda com o nome de Itaipu.
Em 9 de fevereiro de 1980, foi inaugurado o Túnel Raul Veiga, ligando o bairro de São Francisco a Icaraí.
Em 30 de janeiro de 1982, com a presença do Prefeito Moreira Franco, foi inaugurada a obra de alargamento e pavimentação da Avenida Central (Avenida Ewerton Xavier) e da Estrada do Engenho do Mato, facilitando a ligação entre a Rodovia Amaral Peixoto e a Região Oceânica de Niterói. As obras foram iniciadas em abril de 1981.
Em 16 de agosto de 1980, inauguração do Terminal Norte, na Avenida Visconde de Rio Branco, no Projeto Nova Niterói do arquiteto Jaime Lerner. O Terminal Sul, no lado oposto, ainda estava em construção, com previsão de entrega para novembro de 1980.
Em 1982, inauguração da Sandiz de Niterói, junto à estação das Barcas. Em 1987 a loja passa a se chamar Sears, sendo fechada definitivamente em 1991. Mais tarde, em 1997, o prédio foi reformado e transformado no centro comercial Bay Side, inaugurado em junho de 1997.
Em 1984, inauguração da Rodovia Niterói - Manilha.
Em outubro de 1986, inauguração do centro comercial Plaza Shopping, no centro de Niterói.
Em 9 de novembro de 1986, entrega do entreposto de pesca de Jurujuba, em Niterói, construído com recursos do BD-Rio.
Em dezembro de 1987, entrega da nova sede da Prefeitura de Niterói, na rua Visconde de Sepetiba.
Em 1995, visando desafogar o trânsito no corredor das avenidas Jansen de Mello e Marques de Paraná, é implantando em caráter definitivo a rótula de circulação composta pelas avenidas Amaral Peixoto, Praça da República e Doutor Celestino, possibilitando a eliminação do cruzamento semaforizado entre as avenidas Marquês de Paraná e Amaral Peixoto.
Em agosto de 1995, volta da cobrança de pedágio na ponte Rio-Niterói, somente no sentido Niterói.
Em 2 de setembro de 1995, inauguração do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer.
Em 1996, início da operação de novo plano de circulação na Praça Renascença. Os veículos provenientes da Avenida Feliciano Sodré passam a fazer a volta pela Praça, aumentando a área de estocagem dos veículos provenientes da Zona Norte com destino à Avenida Jansen de Mello.
Em novembro de 1999, inauguração do centro comercial Itaipu Multi Center, na Região Oceânica.
Em 2001, inauguração do hipermercado Carrefour no centro de Niterói, ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart.
Em janeiro de 2002, início da construção do projeto Caminho de Niemeyer, no centro de Niterói.
Em abril de 2003, inauguração da Praça Juscelino Kubitschek, em frente ao Plaza Shopping, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com estacionamento subterrâneo de 490 de vagas. A primeira obra do Corredor Niemeyer, lançado após o sucesso do Museu de Arte Contemporânea.
Em 23 de novembro de 2004, inauguração da estação hidroviária de Charitas, construída pela concessionária Barcas S.A.
Em 28 de maio de 2007, início da operação de faixa exclusiva para bicicletas na orla do bairro de São Francisco, em Niterói, no horário das 6h30 às 10h, para treinamento ciclístico.
Em 13 de dezembro de 2007, início da instalação do canteiro de obras para implantação do corredor da Alameda São Boa Ventura.
Em 15 de dezembro de 2010, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, anuncia o plano de construção de uma segunda ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói, com 3 km de extensão, entre o Gragoatá, em Niterói, e o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro.
Em 15 de dezembro de 2010, em Niterói, é inaugurado o prédio da Fundação Oscar Niemeyer, a sexta obra do projeto Caminho Niemeyer.
Em outubro de 2012, início das obras de alargamento da Avenida do Contorno, com recursos do pedágio da concessionária Autopista Fluminense, sendo inaugurada em 7 de agosto de 2015.
Em 22 de novembro de 2013, no 440º aniversário de Niterói, foi inaugurado o mergulhão da Avenida Marquês de Paraná.
Em janeiro de 2015, início da implantação do canteiro de obras para a construção da garagem subterrânea de Charitas, em Niterói.
Na madrugada de 8 de agosto de 2015, um grupo de pessoas invadiu um terreno da Prefeitura de Niterói no Largo da Batalha para ser loteado. A ação foi orquestrada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
REFERÊNCIAS:
BARIL. V.L. L´Empire du Brésil, Monographie Complète de L´Empire Sud-Américain . 1862. p.18.
Mais duas avenidas no Canto do Rio. A Noite. Rio de Janeiro. 30 março 1955. p.13.
Piratininga ganha novo acesso. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1974. Caderno RJ. p.2.
Niterói inaugura hoje o Túnel Raul Veiga entre São Francisco e Icaraí. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 09 fevereiro 1980. p.5.
Sangue novo no comércio de Niterói. O Globo. Rio de Janeiro. 23 abril 1995. Jornais de Bairro. p.20.