Vila Canaã
O loteamento foi lançado pela Companhia Carioca Imobiliária e Terraplenagem com sede na rua Teófilo Otoni, 74, no estado da Guanabara. Em 1964, já havia moradores no local.
Segundo uma moradora, em 1967 a Vila Canaã contava com cerca de 20 casas e uma ermida.
A maioria dos moradores eram da cidade do Rio de Janeiro, que vieram atraídos pela beleza do local, o valor acessível dos lotes e pela facilidade de transporte junto à rodovia Rio-Petrópolis (Km 21).
Em 1967, na gestão do prefeito Moacyr do Carmo, foi concluída a construção da Escola Municipal Montese.
A proximidade da Fábrica Nacional de Motores, instalada em Xerém desde 1942, gerando empregos e renda, contribuiu para o desenvolvimento do bairro.
Em 1978, o DNER constrói o pedágio da Rodovia Washington Luís, transferido para Xerém em julho de 2014.
Em junho de 1978, o DNER concluiu os estudos para a construção de um viaduto, 1 km antes da Praça de Pedágio, para as localidades que não pagarão pedágio, como o Distrito Industrial de Xerém em construção. O pedágio só era cobrado no sentido Petrópolis.
Em 11 de julho de 1979, o prefeito de Duque de Caxias, Américo Barros, solicitou ao DNER a construção de passarelas na rodovia Washington nos bairros Parque Beira Mar, Jardim Primavera, Figueira, Santa Cruz da Serra e Vila Canaã.
Em 5 de setembro de 1979, o bispo Dom Manoel da Cunha e o prefeito Américo Gomes de Barros Filho inauguram a Capela de Nossa Senhora da Aparecida da Vila Canaã, localizada na praça de mesmo nome.
Em 7 de julho de 1981, o prefeito Américo de Barros inaugura o sistema de iluminação a vapor de mercúrio nas principais ruas da Vila Canaã.
REFERÊNCIAS:
Um ano de trabalho dedicado ao soerguimento de Caxias. O Fluminense. Niterói. 09 março 1968. p.4.
Comarca de Duque de Caxias. O Fluminense. Niterói. 08 maio 1969. Segundo caderno, p.5.
Bispo inaugura capela. O Fluminense. Niterói. 06 setembro 1979. p.17.