Histórico
Por Mapa de Cultura
A Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda foi fundada em 1647 e é um dos muitos patrimônios históricos e religiosos da Cidade de Guapimirim. Seu templo foi edificado pelos irmãos Pedro Gago e Estevão Gago, perto do Rio Sernambetiba.
Quando os militares e marinheiros portugueses partiam em expedições, clamavam por Nossa Senhora d'Ajuda. O culto em torno da santa chegou ao Brasil ainda no tempo em era Colônia de Portugal. A primeira imagem de Nossa Senhora d'Ajuda veio com o explorador Tomé de Souza e os primeiros jesuítas. Em Guapirimim, a fé em Nossa Senhora d'Ajuda remonta ao século XVII, quando foi erigida a Capela em homenagem à santa, às margens do rio Aguapei-Mirim. Em 1713, o templo foi demolido, porém, a devoção permaneceu, levando à criação de uma Paróquia de Nossa Senhora d'Ajuda de Guapimirim, como ficou denominada, no Vale das Pedrinhas. Quando a epidemia de febre Palude dizimou a população das redondezas, a Paróquia foi abandonada e, no início do século XX, ficou em ruínas. Em 1990, foram inauguradas as obras da atual edificação.
Todo mês de agosto, que é o mês festivo de Nossa Senhora d'Ajuda (dia 15), é realizada a Quermesse com suas tradicionais barracas de comida e artesanato. Atualmente, é denominada Paróquia de Nossa Senhora d'Ajuda de Guapimirim e foi tombada em 1989, apesar de não conservar suas características originais.
Chegada da imagem de Nossa Senhora d'Ajuda na festa de reinauguração da Igreja
em agosto de 1983, após a recuperação das ruínas do templo